O PME (Plano Municipal de Educação) de Dourados foi finalizado na sexta-feira, dia 24. O texto final do documento foi elaborado durante o Seminário “Construção Democrática do Plano Municipal de Educação 2014/2025”, realizado no auditório do bloco 10 da Unigran.
O documento pronto será entregue ao executivo que, por sua vez, encaminha à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores. Assim que estiver aprovado pelo legislativo, o PME volta ao executivo para sanção do prefeito Murilo.
O prazo para que o município realize todas essas etapas é 24 de junho, um ano após a provação do PNE (Plano Nacional da Educação), conforme determina a legislação. Até o momento, Dourados caminha dentro do prazo e das obrigatoriedades.
Para chegar ao texto final, houve muito debate no município com a participação de todos os envolvidos. “Foi um processo democrático, em que toda a comunidade educacional foi disponibilizada para o trabalho de escrita deste plano, com a participação de órgãos gestores, entidades, movimentos”, pontua a coordenadora do PME pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), Ivanete Alves Nunes.
Ela lembra que a Secretaria fez o máximo para envolver toda a sociedade no processo de elaboração do plano, para que ele fosse amplo e abrangesse desde a Educação Infantil até o ensino superior. “Desde a gestão democrática até o financiamento contempla as necessidades do município”, esclarece.
Entre os dias 10 e 14 de novembro do ano passado foi realizado um seminário, para a elaboração das estratégias do PME, com base nas 20 metas do PNE. Na ocasião, ainda foram eleitos os 190 delegados entre gestores, professores e trabalhadores administrativos da educação municipal que foram elencados para fazer o novo debate que aconteceu esta semana, com a reelaboração das estratégias e finalização do plano. Também estiveram presentes como convidados representantes de instituições filantrópicas, estaduais, privadas e de ensino superior.