A Secretaria Municipal de Fazenda é o órgão central do sistema fazendário da administração responsável por exercer toda a política fiscal do município, entre suas principais atribuições, estão as de coordenar e controlar as políticas tributárias, administrar, fiscalizar e arrecadar os tributos municipais (ISS, IPTU, ITBI, taxas e outros); fazer a gestão das dívidas públicas internas e externas. Contabilizar as contas do Município, arrecadar, guardar e aplicar os recursos financeiros e exercer o controle interno das entidades da Administração Municipal Direta e Indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.
Tem como missão institucional formular e implementar políticas publicas na área tributária e, como visão a excelência dos serviços para cumprimento de suas metas. Com estas diretrizes, a SEMFAZ visa contribuir para o aprimoramento de seus serviços prestados a sociedade, primando pela aplicação dos princípios da justiça fiscal e da equidade tributária, primando pela integridade e transparência de suas ações.
Entre as diretrizes construídas pelo atual secretário de fazenda, estão a execução de políticas tributárias, financeiras e econômicas de uma forma geral, implementando de maneira direta justiça fiscal para todos.