O casal Karen e Gary Heusel reunidos na Semdes em setembro para preparar o encontro destas quarta e quinta-feira – A. Frota
A cidade de Dourados recebe nesta quinta-feira os representantes da cidade de Kearney, no Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, Jerry Fox e Charles Bicak. Eles fazem a primeira visita oficial que poderá tornar Kearney e Dourados cidades irmãs para a troca de experiências cultural, educacional e tecnológica.
Os norte-americanos chegam a Dourados nesta quarta-feira e se reúnem com representantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Na quinta-feira pela manhã Jerry e Charles conhecem a Usina São Fernando, uma das maiores do mundo na produção de etanol e açúcar.
À tarde, às 13h, na Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), eles conhecem os projetos desenvolvidos pela Prefeitura no fomento ao desenvolvimento. Entre eles o ‘Pólo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região’, o APL Metalmecânico, o APL de Lingerie Moda Dourada, o Projeto Casa de Carnes, o Projeto Sabores de Dourados e o trabalho do Ciat para encaminhar trabalhadores ao comércio, serviços e indústria.
A agenda dos cidadãos de Kearney, que são ligados à Universidade de Nebraska, termina com uma reunião com o prefeito Murilo, em seu gabinete, às 15h. Já com as primeiras impressões de Dourados, os norte-americanos iniciarão com o prefeito as primeiras conversações para a parceria entre Kearney e Dourados.
O passo seguinte será a ida de representantes de Dourados à cidade do Estado de Nebraska. O terceiro encontro já será para a definição dos projetos que podem ser desenvolvidos em parceria.
No dia 16 de setembro o casal Karen e Gary Heusel esteve em Dourados fazendo a preparação para a visita que acontece agora. Eles moram em Lincoln, a capital do Estado, e fazem parte da coordenação do programa pela Universidade de Nebraska.
A intermediação da parceria com Dourados foi feira por José Raul Valério, engenheiro agrônomo da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), que coordena em Mato Grosso do Sul o processo de parceria com Nebraska. Campo Grande já é parceira e Bonito pode ser também.
A escolha de Kearney para ser cidade irmã de Dourados é em função das características econômicas semelhantes. As duas cidades são pólos de produção agrícola e pecuária e com forte agroindústria. Kearney está situada em cima do aqüífero Ogalaza e Dourados no aqüífero Guarani.
A idéia é instituir uma parceria oficial cidade/cidade voltada para estudos e trocas de experiências visando o crescimento comum, com foco em alguma área ou áreas específicas.